Instituto Samurais é destaque em edição nacional da Gazeta

O trabalho desenvolvido pelo Instituto Samurais de Judô ganhou destaque em uma das publicações mais tradicionais do país nesta quinta-feira (24). A edição de julho de 2025 da Gazeta, veículo ligado à Fundação Cásper Líbero, dedicou duas páginas inteiras (4 e 5) para contar a história, os projetos e o impacto social da organização alagoana que usa o judô como ferramenta de transformação de vidas.

A reportagem, assinada pela jornalista Thaís Bueno, apresenta a trajetória do Instituto desde sua fundação, em 2017, por quatro ex-atletas alagoanos, até a consolidação como referência no ensino do judô educativo e de rendimento no estado. A matéria também evidencia o alcance social da instituição, que atualmente atende 240 alunos em cinco polos e oferece, além das aulas de judô, acompanhamento com psicóloga, fisioterapeuta, pedagoga, assistente social e reforço escolar.

Um dos destaques da publicação é o relato da criação do projeto SuperAÇÃO, lançado durante a pandemia da Covid-19, e que se tornou o principal pilar da atuação do Instituto. O texto também traz o surgimento do projeto Samurai Rendimento, voltado à preparação de atletas para competições nacionais e internacionais. Entre os casos de sucesso mencionados está o do jovem Michel Tavares, medalhista em campeonatos brasileiros.

Outro ponto abordado pela reportagem é a atuação dos chamados “Anjos do Tatame” — padrinhos e apoiadores que contribuem mensalmente com doações, materiais ou apoio logístico, e ajudam a manter o funcionamento da instituição e a participação dos alunos em eventos e competições.

“Ver o nosso trabalho reconhecido por um veículo como a Gazeta, com tanta história no jornalismo brasileiro, nos enche de orgulho e reforça que estamos no caminho certo. Isso dá ainda mais força para seguirmos lutando por oportunidades e dignidade através do esporte”, destaca Fabiana Carnaúba Medeiros, gestora de projetos do Instituto Samurais.

A Gazeta é um dos veículos mais antigos do país, fundado em 1906 por Cásper Líbero. Hoje, integra o grupo de comunicação da Fundação Cásper Líbero, que também mantém a TV Gazeta, o portal Gazeta Esportiva, a Rádio Gazeta e a tradicional Faculdade Cásper Líbero.

A matéria pode ser conferida na íntegra através deste PDF e na publicação do Instagram do Samurai.